quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Desperdício do Alimento no Brasil



É muito triste ver como o "Alimento Produzido na terra" aqui no Brasil é tão mal tratado, desde da forma como é plantado, tratado, colhido a até seu transporte e distribuição.

Nunca na minha vida presenciei tamanho desperdício e descaso com a produção agrícola neste país e isto me toca profundamente, pois além de ser o alimento o principal "combustível' do meu trabalho, venho de uma família de agricultores que ainda produzem seus próprios ingredientes e insumos, há mais de 200 anos em uma pequena propriedade no Sul da Itália e que dá um banho em qualquer propriedade brasileira quanto o assunto é produção por hectare.

Estava lendo esta semana que mesmo a produção agrícola brasileira ter aumentado 14,7 % entre 2012 a 2013, nossas commodities agrícolas ( Trigo, Milho, Soja, Café, algodão, arroz e feijão) caíram 22% e somente a cana de açúcar e o suco de laranja, umas de nossas maiores commodities teve um aumento de 20% entre plantio e colheita, engraçado isso por que em vez de produzirmos alimentos, estamos produzindo COMBUSTÍVEL, o qual mais de 40% está sendo exportado por empresas multinacionais....será que a nossa deficiência em uma balança comercial positiva corrente e o prejuízo monstro da PETROBRAS não se incide aí ?

Com tantos problemas, tanta fome, O Brasil continua desperdiçando até 40 mil toneladas por ano de alimentos (do World Resources Institute (WRI) Brasil,). Cerca de 6 milhões de pessoas poderiam suprir suas necessidades com o que é perdido nos pontos de venda direta ao consumidor.

Se falarmos de todo o planeta Terra, a Unicef alerta (28/6) para o risco de 60 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade morrerem até 2030, no planeta,  de doenças que poderiam ser evitadas. E 167 milhões viverão na pobreza, apesar de 36% dos cereais, 20% das sementes, carnes e laticínios, 35% dos peixes, 40% a 50% dos vegetais e frutas irem para o lixo ou outros formatos desperdiçadores (Folha de S.Paulo, 20/7). Os Estados Unidos desperdiçam um terço do que plantam. O paradoxo maior talvez seja o da África, que, juntamente com a fome, tem 65% das terras férteis não cultivadas do planeta e 10% da água doce.


Voltando a falar do Desperdício... nós, brasileiros, 
perdemos 1/4 de nossa produção agrícola 
que não chega nem em nosso prato 
e nem nos nossos navios exportadores e porque?


Porque não temos uma política clara e objetiva que proteja a cadeia logística de nossa produção agrícola... TRATAMENTO DO SOLO, IRRIGAÇÃO, SEMEADURA, PLANTAÇÃO, CONSERVAÇÃO, CONTROLE DE PRAGAS E DE CLIMA, COLHEITA, ARMAZENAMENTO, TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO...MANIPULAÇÃO E COCÇÃO , significa que durante esse processo, cada 20 kg dos 100 kgs produzidos se perdem nessa cadeia...isso é claro que se falarmos em grãos, são de 15 a 20 kgs, mas hortifrútis podem chegar em até 50 kgs de perda por cada 100 kgs produzido... uma pena, uma lástima e pra minha doutrina religiosa, um grande pecado!

Apesar das projeções do Agronegócio no Brasil ser altamente lucrativo e promissor, nossa sorte é que temos muita terra pra plantar, mas se continuar assim e ninguém fizer nada, não vai durar muito...

http://www.agricultura.gov.br/vegetal/estatisticas
http://www.agricultura.gov.br/vegetal/safras-estoques
http://www.conab.gov.br/index.php

- não acredito muito neste dados, mas estão aí pra quem quiser ver....

E de quem é a CULPA ?  Será que é só do Governo ? Nãããããooooo Pessoal !, todos nós desta cadeia logística e produtiva somos culpados, INFELIZMENTE fomos doutrinados culturalmente a ver lucro em tudo e a desprezar tudo que pra nós daria mais trabalho e esforço, a PREGUIÇA tanto dos nossos governantes e tecnólogos, do nossos agricultores, comerciantes como de toda a Sociedade gera este imenso prejuízo...

Quando nosso governantes não querem se esforçar em melhorar, no que tange sua parte, as condições de produção, armazenamento e transporte da Safra, quando nossos produtores por preguiça de construir melhores condições de plantio, ARMAZENAMENTO e combate a pragas e intemperes climáticos através de métodos sustentáveis e de custo zero usando as condições do seu micro ecossistema em sua propriedade, do comerciante que compra muito e mal, que reaproveita tecnicamente seus ingredientes de forma insatisfatória ou nula, QUE ARMAZENAM MAL E COM CONDIÇÕES ADVERSAS E ERRÔNEAS e de nós que fazemos o mesmo em nossas casas e nem percebemos isso...



Outra coisa...falta no Brasil um Planejamento específico para a Indústria Agrícola e do manejo sustentável do solo e do plantio. A Indústria Agrícola por transformar e processar os produtos "in loco", isto é, no local ou perto do local de plantio e colheita e aproveitar produtos que não são usados no varejo, por problemas de estrutura e imagem ou danificados, colaboram com a conservação dos mesmos, pois não serão transportados e manuseados inadequadamente, assim desta forma diminuindo o desperdício.

Quanto ao manejo sustentável, adequadamente a cada necessidade de produção e região, além de conservarem os alimentos e o solo, mesmo com menor produção por hectare, conservaria a produção praticamente intacta e assim com a diminuição do desperdício compensaria a quebra de produção, se comparado com um plantio extensivo.
Sabemos que falta muito em nossa Economia, somos mal treinados, mal pagos e em muitas vezes enganados e isto se reflete em toda a cadeia logística produtiva pois em cada fase dela existe um trabalhador, seja ele dono ou funcionário que se alimenta no trabalho e em sua casa e se cada um fizer sua parte e não ter preguiça e mais atenção e respeito com o seu alimento ou o alimento que faz parte do seu trabalho e da sua função nesta cadeia, acredito fielmente que isto mudaria em pouquíssimo tempo !!!!

PERDOEM  MEU  DESABAFO, mas não adianta culpar ciclano ou beltrano, somos uma sociedade que não RESPEITA SEU ALIMENTO !!! e enquanto isso perdurar e não for combatido, não adiantará nada BILHÕES DE INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA, FINANCIAMENTO DE SAFRA, IRRIGAÇÃO, CONSERVAÇÃO DE ESTRADAS, MODERNIZAÇÃO DE PORTOS E ENTREPOSTOS, TREINAMENTO DE PESSOAL, INDÚSTRIA AGRÍCOLA...ETC...ETC... POIS TUDO ISSO FICARIA PERDIDOS, DIA A DIA, ENTRE TODOS OS PASSOS ESTA CADEIA !!!

OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO

Chef Paulinho Pecora